Planner Summit 2015

Os problemas do planejamento se tornam cada vez mais complexos e, ao mesmo tempo, instigantes. Improdutivas discussões como planejamento versus criação e “fórmulas mágicas” e processos morosos de desenvolvimento de conceitos e ideias gradativamente perdem espaço e dão lugar a debates sobre multidisciplinaridade e estratégias líquidas que atendam aos contextos dinâmicos da comunicação contamporânea. Quem foi na 3ª edição do Planner Summit, evento da Media Education, na Faculdade Cásper Líbero (15 e 16/05), pode acompanhar essas novas inquietações dos planejadores.

Pela segunda vez assinei a curadoria do evento que foi mais ou menos assim…

O #PSnaCásper começou com um workshop nada convencional: Planejamento + Business Intelligence + User Experience – tudo junto e misturado. André Sinkos, Eurípedes Magalhães e Mariana Oliveira fizeram os alunos experimentar na prática como um planejamento pode ser exponencialmente melhor quando conta com o trabalho em conjunto dessas três áreas. Resultado? Sala cheia e lista de espera de dezenas de alunos.

2

As palestras aconteceram no sábado, com auditório completamente lotado – mais de 400 pessoas.  Abrindo os trabalhos, uma pesquisadora e planejadora experiente, Amanh Asad, falando de etnografia. Com a energia que lhe é peculiar, incendiou o público. Ficar com sono, apesar de ser a primeira palestra, nem pensar.

3

Bruno Canato, esbanjando referência, caiu com mitos do papel do UX no planejamento. Com uma metáfora criativa, que você pode conferir abaixo,  apresentou para um público desconfiado o que  “aquele cara” de UX fazia num evento de planejamento. Não precisou mais de 5 minutos para justificar o porquê precisava, sim, estar ali:

4

5


Rodrigo Gameiro
 apresentou em detalhe a atuação estratégica da Coca-cola com marketing em tempo real (quer dizer, “right on time”, como bem conceituou), projeto que teve início na Copa do Mundo e passou a ser a metodologia da marca desde então.

6

7

8 Após o intervalo, Erika Kitabayashi e Douglas Nogueira discutiram metodologias de planejamento (apresentação abaixo). Sem papas na língua, questionaram visões e pré-conceitos enraizados no mundo dos planners. Ainda sobre o tema metodologia, Ligia Giatti apresentou um case da empresa Mesa&Cadeira para ilustrar a lógica do “criar uma solução para um problema”.

9

10

Captura de Tela 2015-05-23 às 22.55.33

12

As duas últimas apresentações foram de Felipe Leon – que trouxe em cena discussões do planejamento sob a ótica da mídia, e André Foresti que fechou o evento fazendo o que faz de melhor: inspirando, questionando e gerando inquietações.

13

14

161517

 

Planner Summit 2015 facts:

1) Empatia é a palavra:

20 2) Bebê meme nos bastidores… enquanto a mãe Amnah mandava a real no palco:

21

3) Planner Summit foi Trending Topics Brasil tanto na parte da manhã como pós almoço \o/
22

4) Bruno Canato fez match entre UX e Tinder <3
26

5) Gameiro atribuiu um nome perspicaz ao “marketing real time” (right on time) e ainda arrasou no look 😉

23

6) Nada de receita de bolo e, sim, muito sobre “o que pensar” 😉
24

7) Público do #PSnaCásper = público <3
25

1

 

Até Maio/2016, na quarta edição do Planner Summit!

 

Ps.: Palestrantes e professores do workshop, muito obrigada  <3

 

Deixe uma resposta